Pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente agora fazem parte do grupo prioritário para vacina contra HPV pelo SUS
O Ministério da Saúde agora prioriza pacientes com Papilomatose Respiratória Recorrente para receber a vacina contra o HPV.
A Papilomatose Respiratória Recorrente é uma doença de origem viral causada pelo Papilomavírus Humano, principalmente o HPV 6 e11 e pode acometer adultos e crianças Apresenta-se como lesões verrucosas que podem acometer principalmente as pregas vocais, as pregas vestibulares e a epiglote.
É o tumor benigno mais comum em crianças. Embora não seja muito frequente, traz grande impacto pois pode causar desde uma rouquidão até falta de ar por obstrução da via aérea pelas presença das lesões.
É o tumor benigno mais comum em crianças. Embora não seja muito frequente, traz grande impacto pois pode causar desde uma rouquidão até falta de ar por obstrução da via aérea pelas presença das lesões
O tratamento é cirúrgico, mas as recorrências frequentes podem levar a múltiplos procedimentos, causando sofrimento emocional e físico ao paciente e sua família. Estudos mostram que a vacinação contra o HPV complementa o tratamento, reduzindo e espaçando as recidivas.
Uma outra novidade é que a vacinação contra o HPV agora é feita em dose única, uma estratégia alinhada com as diretrizes globais de saúde.
Leia na íntegra a Nota Técnica nº 41/2024 CGICI/DPNI/SVSA/MS