A ação aborda a importância dos cuidados com o aparelho fonador e visa à exaltação da voz
No dia 16 de abril, a Praça Mauá, ao lado do Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, receberá a Campanha Nacional da Voz, que comemora sua 18ª edição com o slogan “Afine sua saúde. Cuide da sua voz!”. O evento faz parte das comemorações do Dia Mundial da Voz, celebrado em 16 de abril, e promoverá uma intervenção cultural gratuita para a população com o objetivo de alertar sobre as principais doenças que afetam o aparelho fonador e a importância da voz para a comunicação humana.
No local, o público poderá assistir e participar de um flash mob com dez artistas cantando um mix de sucessos no estilo acapella. Crianças e adultos terão a possibilidade de aprender, de forma lúdica e divertida, a explorar e valorizar a voz. Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de laringe representa cerca de 25% dos tumores malignos que acometem a região da cabeça e pescoço e 2% de todas as doenças malignas. A estimativa do INCA é que, em 2016, sejam registrados 7.350 novos casos, sendo 6.360 em homens e 990 em mulheres.
Em alguns casos, os médicos são procurados quando os problemas vocais já estão agravados. Sintomas como ardor, pigarro, rouquidão, irritabilidade, dor no pescoço, dificuldade em engolir e a sensação de que existe “uma bola na garganta” são importantes sinais de alerta. A prevenção pode passar por atitudes simples como não falar alto, não beber líquidos gelados, não fumar, evitar bebidas alcoólicas, cuidados na alimentação, tomar bastante água e dar pequenas pausas para as cordas vocais durante o dia.
Reconhecida internacionalmente, a campanha é promovida desde 2003 pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) em parceria com a Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF). Pelo sétimo ano consecutivo, tem a coordenação do otorrinolaringologista, Dr. Gustavo Korn. “Por meio de ações de orientação e conscientização, promovemos uma sensibilização permanente em relação aos cuidados com a voz. A iniciativa tem por finalidade reforçar essa mensagem constantemente. Cada ano da nossa campanha é um tijolo na grande construção do que estamos fazendo”, destaca o especialista.
Serviço:
18ª Campanha Nacional da Voz
Data: 16 de abril de 2016
Local: Praça Mauá (Museu do Amanhã)
Endereço: Av. Rodrigues Alves, 135 – Centro, Rio de Janeiro – RJ
Horário: das 9h às 17h
ABLV: Academia Brasileira de Laringologia e Voz – comitê científico da ABORL-CCF, sem fins lucrativos, representado pelos otorrinolaringologistas especializados no diagnóstico e tratamento dos problemas da laringe.
ABORL-CCF: Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial – entidade sem fins lucrativos que representa a classe dos otorrinolaringologistas do Brasil.