Fernanda Machado e Cecília Lemes – atriz e dubladora – são algumas das personalidades que apoiam a 19º Campanha Nacional da Voz e 15º Dia Mundial da Voz.
A voz é um aspecto importantíssimo na comunicação humana, expressando muito de quem somos. Ela é capaz de revelar detalhes da nossa personalidade, estado de humor, condição emocional, sexo e idade aproximada.
Um grande número de profissionais tem na voz a principal ferramenta de trabalho. Além da classe artística (cantores, atrizes e atores, dubladores, locutores), fazem parte deste grupo professores, palestrantes, advogados, jornalistas, feirantes, operadores de telemarketing e muitos outros. A voz pode ser usada durante jornadas de trabalho de até oito horas diárias. Isso, entretanto, exige que o profissional intercale o uso da voz com períodos de descanso.
“A  voz é a principal ferramenta de comunicação do corpo humano e, por isso, deve  ser utilizada da melhor forma. No caso de alterações na voz ou rouquidão que  dure mais de 14 dias, destacamos a importância da avaliação desse paciente,  pois um dos possíveis diagnósticos é o câncer de laringe” alerta o  otorrinolaringologista Dr. Gustavo Korn, coordenador da 19º Campanha Nacional  da Voz, que, em 2017, tem como tema “Dê VOZ ao que é Bom”.
    Esse cuidado é importante porque alterações  na voz podem ser os primeiros sintomas de algumas doenças, como nódulos,  pólipos e, até mesmo, do câncer de laringe. “Quando diagnosticado precocemente,  o câncer de laringe tem grandes chances de cura”, orienta Dr. Korn.
“A avaliação médica permite o diagnóstico da alteração na voz e, baseado nessa informação, o paciente é orientado sobre o melhor tratamento, que pode variar desde cuidados gerais, medicamentos, terapia de voz com um fonoaudiólogo, e, em alguns casos, tratamento cirúrgico”, orienta Dr. Luciano Neves, presidente da Academia Brasileira de Laringologia e Voz.
“Algumas dicas importantes para prevenir problemas na laringe são não fumar, não forçar a voz, gritar e até cochichar, não pigarrear, consumir bastante água em temperatura ambiente, evitar consumo de álcool e evitar alimentos que causem azia ou má digestão”, orienta Dra. Wilma Anselmo Lima, presidente da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF).
Dia da Voz
O Dia Mundial da Voz, no Brasil realizado pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) com apoio da Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial (ABORL-CCF), tem como principal objetivo provocar reflexão sobre a importância da saúde vocal, uma vez que ela é um aspecto importante da convivência social. Este ano, as comemorações acontecem no Parque do Povo, em São Paulo, das 9h às 17h, com a realização de atividades lúdicas e de orientação, gratuitas a toda a população. Confira mais detalhes no site www.ablv.com.br ou no Facebook da Campanha da Voz (facebook.com/campanha.davoz).
15º Dia Mundial da Voz e 19ª Campanha  Nacional da Voz
    Quando: 16 de abril (domingo)
    Horário: Das 9h às 17h.
    Local: Parque do Povo (Av. Henrique Chamma, 420 – Chácara Itaim)
    Entrada franca.
    *Materiais educativos sobre o aparelho  vocal estarão à disposição do público, gratuitamente. Dúvidas também poderão  ser esclarecidas com profissionais da saúde. 
    _______________________________________________________________
    Campanha  da Voz – Dia Mundial da Voz (16 de abril)
    Academia Brasileira de Laringologia  e Voz (ABLV) e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia  Cérvico-Facial (ABORL-CCF)
    Assessoria de imprensa: Time  Comunicação – 3667-6320
  Jornalistas: Paula Saletti (psaletti@timecomunicacao.com.br). 


